24 out Gin, o queridinho do Brasil
Eis que de uma hora para outra o gin passou a fazer parte dos costumes do brasileiro. Depois de conquistar os jovens descolados europeus, principalmente na Espanha, o gin parece ter arrebatado a preferência em terras Tupiniquins.
Pesquisa realizada pela agência Llorente & Cuenca, encomendada pela Baccardi, aponta que o gin é o destilado preferido entre os brasileiros das classes A e B, superando o uísque e a vodca. A bebida, criada na Holanda e popularizada na Inglaterra, foi citada por 34% dos entrevistados.
Contudo, a maioria não sabe o motivo que despertou a popularidade repentina da bebida. Neste blog, vamos tentar descobrir alguns fatores que fizeram uma das bebidas destiladas mais antigas que existem voltar à moda. Incluindo algumas obras de entretenimento que podem ser responsáveis pela sua divulgação.
Sofisticação é o segredo para a popularidade do Gin
Durante muitos anos, o Gin foi uma bebida esquecida e que não caía no gosto popular das pessoas, mas por incrível que pareça, conseguiu dar a volta por cima e se tornar um dos drinks mais sofisticados e pedidos em todas as festas.
Além de ser uma bebida muito sofisticada, o Gin também possui um sabor único que o torna diferente de outros destilados. Algumas pessoas podem estranhar e até nunca se adaptarem ao seu sabor mais aromático devido às especiarias presentes na receita. O certo é que o Gin já entrou nos cardápios dos bares e festas e veio para ficar.
A fama do Gin no Brasil
No país da caipirinha e da cerveja gelada, a sua popularidade costumava ser bastante tímida, quase que rara. Costumava. Afinal, hoje o cenário é completamente outro.
Dados de uma pesquisa feita pela agência Llorente & Cuenca, a pedido da Bacardi, apontam que o gin é o destilado preferido entre os brasileiros das classes A e B, na frente até do uísque e da vodca.
Para se ter ideia, a bebida, criada na Holanda e popularizada na Inglaterra, foi citada por 34% dos entrevistados. De acordo com alguns especialistas, incluindo donos de bares e restaurantes, a popularidade se deve a um movimento de amadurecimento da população quando o assunto é gastronomia. Ou seja, o brasileiro tem se interessado mais por novas descobertas e diferentes gostos, e as bebidas e coquetéis acabam pegando carona nisso.
O drink da Glória Pires
Um fato bem inusitado e curioso – e que contribuiu na popularização do Gin no Brasil – é a novela da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, onde a atriz Glória Pires interpreta uma personagem chamada Duda, que aparece em algumas cenas degustando um bom Gin Tônica.
Vários bartenders confessam que após o sucesso da novela, muita gente chegou a pedir pelo “drink da Glória Pires”, referindo-se ao famoso coquetel a base de Gin, limão e água tônica. Mas a obra da Globo não é a única obra que colaborou com o sucesso de um coquetel específico. Isso, na verdade, é bem comum também em filmes e séries.
No 007, por exemplo, James Bond transformou o consumo de Dry Martini, outro drink muito popular a base de Gin, símbolo de pessoas poderosas e cheias de classe.
Conclusão:
A conclusão é que seja qual for o motivo, fato é que o Gin caiu no gosto do povo, mas não podia ser diferente. Afinal, o Gin é uma bebida forte, aromatizada e que permite infinitas possibilidades de combinação. Sua versatilidade colabora cada vez mais com a sua popularidade, pois, com uma única dose da bebida, é possível agradar a gregos e troianos.
Quer ficar por dentro de tudo, descobrir novas receitas e se deliciar com o queridinho do momento? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que a The Royalty Gin tem a oferecer. Muito obrigado e até a próxima.