07 dez Gin: a bebida da moda
Gin: a bebida da moda
Hoje em dia o Gin toma um espaço gigante nas rodinhas dos amigos, desde um esquenta em casa, nas mesas de bares ou até mesmo nas baladas. Você sabia que o Gin foi usado como licor para fins medicinais? Pois é! Vou te explicar um pouco melhor.
Somente a partir do século XVII, na Holanda e no norte da Bélgica, que o Gin se tornou um destilado semelhante ao que tomamos hoje. Naquela época, o Gin era uma junção da destilação de vinho de malte com algumas ervas para inibir o sabor forte.
Apesar das raízes holandesas, o Gin chegou ao Reino Unido quando o holandês William III assumiu a coroa Britânica. Com isso, o Gin se profissionalizou com o passar do tempo e hoje é um dos destilados mais reconhecidos da história, fundada por Alexander Gordon e Charles Tanqueray em 1898.
Guerra e Gin: batalha entre gigantes
E vamos contar um pouco de história? Os ingleses tiveram contato com uma substância considerada calmante, consumida pelos soldados holandeses antes das batalhas. Após a guerra, ficou conhecido no Reino Unido como “Calma Holandesa”, a qual foi difundida na Inglaterra uma vez que o governo permitiu sua produção com grãos de baixa qualidade que não serviam para a fabricação de cerveja.
Com o passar do tempo desencadearam-se uma série de problemas de saúde pública ligados ao alcoolismo, o que forçou o governo inglês a tomar medidas difíceis, como, por exemplo, aumentar os impostos de produção e restrições nas vendas, sendo necessárias licenças para comercialização. E teve mais… Os destiladores só poderiam fornecer a vendedores em sua mesma jurisdição, para ter maior controle e fomentar a economia local.
Gin à vista: destilarias brasileiras
Sabe aquela montanha-russa que é cheia de altos e baixos? Essa era a relação do Gin com o Brasil. Ganhou e perdeu popularidade diversas vezes. Nos anos 1970 era o auge, já em 1990 desapareceu. Ele retornou à cena na segunda década do século XXI.
Ou seja, desde 2016 as destilarias nacionais artesanais produzem rótulos próprios que estão recebendo reconhecimento internacional. Certamente você já ouviu falar de alguma delas: YVY, Virga, Amázzoni, Arapuru, Nib, Becosa, Weber Haus, dentre outras. Isso se dá porque muitas destilarias recorrem a ingredientes regionais os tornando nacionais.
Diferença do Gin para a Vodka
Na composição do Gin são obrigatórios dois ingredientes: álcool extra neutro e zimbro. Já a Vodka é um álcool puro, sem sabores, ou seja, o detalhe está nas especiarias, o Gin possui a infusão de frutas tornando-o com vários sabores, cor e aromas diferenciados.
Já a Vodka é uma bebida destilada obtida por meio da fermentação do arroz, composta por água etílica. Sua origem é russa e hoje é muito popular, consumindo-a de uma forma pura. Aqui no Brasil, algumas pessoas estão misturando a Vodka com demais bebidas.
A sofisticação é o motivo do sucesso que faz do gin a bebida da moda
Quem acredita ser fácil preparar uma boa taça de Gin Tônica, por exemplo, não sabe que existem regras e técnicas específicas para montar um bom coquetel. O mesmo acontece com outros drinks derivados conhecidos da bebida, como o Negroni.
Como são saborosos e marcantes, o desafio de se encontrar um bom drink com Gin se tornou tão empolgante quanto tomar uma boa cerveja ou uma taça de vinho especial.
Depois de muito estudo e busca por ingredientes de alto padrão, o The Royalty Gin traz consigo tradição e jovialidade com uma receita exclusiva que proporciona ao consumidor um mergulho em sensações e aromas indescritíveis. Tudo isso feito artesanalmente com muito carinho para você. Celebre a vida e nos diga em nossas redes sociais sobre sua experiência com o The Royalty Gin.