17 fev Gin, a bebida ideal para não fugir da dieta
Apesar de antigo, o gin tônica é um drink que se tornou bem mais popular recentemente, quando, em meio à onda “fitness”, ganhou status de bebida alcoólica menos calórica e até mais saudável. Tida como a melhor opção entre as misturas mais conhecidas, ela vem substituindo a vodca com energético nos copos do happy hour e, muitas vezes, desbanca até mesmo a sagrada cervejinha, sendo a bebida ideal para não fugir da dieta.
Mas será que o gin não engorda mesmo ou só causa esta impressão devido ao sabor e textura leves? Entenda do que ele é feito, quantas calorias tem e outras particularidades da bebida antes de decidir se ela é a aposta certa para a sua dieta.
Antes de mais nada, lembre-se que uma boa dieta somente pode ser prescrita por um médico/nutricionista profissional. Converse com ele para saber exatamente como deve ser o seu consumo de calorias.
GIN ENGORDA? A RESPOSTA É: DEPENDE
Acompanhar de perto o consumo de calorias é algo comum de quem quer perder peso. O raciocínio é básico: basta não ganhar mais calorias do que você queima. E então, gin engorda? Considerando uma dose de gin medido com um dosador japonês de 30 ml, essa quantia equivale a aproximadamente 60 calorias. Segundo a tabela nutricional, isso é considerado um nível mediano de teor calórico.
No entanto, é preciso se lembrar de que o gin costuma ser bebido juntamente com alguns outros ingredientes. Dependendo de como você prepara o seu drink, é preciso considerar cada um deles na sua conta.
CALORIAS DO GIN
O número de calorias do gin varia de acordo com a marca, mas, em geral, uma dose da bebida (cerca de 40 ml) tem entre 80 e 150 calorias. Em comparação à cerveja, o gin oferece vantagens para quem está de dieta, sendo a bebida ideal para não fugir da dieta. Isso porque, apesar de as marcas mais populares de cerveja apresentarem de 80 a 90 calorias a cada 200 ml, esta bebida é consumida em volume e velocidade muito maiores e, no final das contas, o total de calorias ingeridas acaba sendo maior (e mais difícil de controlar).
CALORIAS DA GIN TÔNICA
Uma taça de gin tônica padrão tem de 200 a 300 calorias. Em comparação à caipirinha com açúcar, ele ganha disparado, uma vez que as receitas com frutas costumam ter pelo menos 400 calorias em um copo.
Por outro lado, se o drink com gin for preparado com água tônica zero ou água com gás, mantém apenas as calorias do álcool, ou seja, entre 80 e 150. Assim, torna-se uma opção um pouco mais vantajosa para quem quer controlar o peso.
Quando o drink é feito com água tônica normal, que contém açúcar, sua quantidade de calorias aumenta. Caso seja feito com água tônica zero ou água com gás, acaba sendo uma opção válida para reduzir bastante a quantidade de calorias, o que o torna a bebida ideal para não fugir da dieta.
COMO INCLUIR NA DIETA?
A ingestão de qualquer bebida alcoólica na dieta deve ser conversada com um médico ou nutricionista para que tipos e quantidades sejam indicados de forma personalizada. Porém, no geral, o mais recomendado para reduzir as calorias é dispensar a gelada e apostar nas doses, limitando as porções.
Dependendo da marca, o gin pode ser mais calórico do que a vodca ou o whisky, portanto, vale checar o rótulo antes de fazer a sua escolha. Além disso, prefira tomar a bebida pura, apenas com gelo ou então com misturas zero açúcar (como água tônica, energético ou refrigerante).
Evite também as caipirinhas com açúcar: procure prepará-las usando adoçante e escolhendo as frutas com menos carboidratos, como o próprio limão e as frutas vermelhas.
CONCLUSÃO
Mais importante do que saber se o gin engorda, é entender que o aumento de peso é um processo resultante de todo um contexto de dieta saudável, não somente da ingestão de uma bebida ou comida, em particular. Portanto, além de tomar cuidado com o gin para não engordar, é fundamental que você cuide de toda a sua alimentação, que deve ser saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.
Se você tem dificuldades para fazer isso, procure o auxílio de um nutricionista que é qualificado para te indicar um plano que te ajude a atingir os seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo exige para funcionar.
O profissional também é o mais indicado para te ensinar como tomar o gin sem prejudicar a boa forma. Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir as orientações do nutricionista.